Marmita é opção para emagrecer de forma saudável e econômica

Tem gente que se programa e deixa a geladeira e a dispensa de casa cheia de alimentos saudáveis, mas acaba se enrolando quando tem que comer na rua. Sem saber como é feita a preparação das comidas ou com muitas tentações para resistir, tem horas que o ponteiro da balança não muda de lugar. E o bolso também acaba sofrendo, já que comer fora todo dia pode ocupar boa parte do seu orçamento.
A dica é fazer da marmita a sua principal companheira e levá-la na bolsa todos os dias, para almoçar ou jantar de forma equilibrada, preparados por você mesmo. Mas, para ser saudável, é preciso que você preste atenção em alguns detalhes, tanto de higiene quanto nutricionais, para não acabar errando na dose. Veja as dicas que reunimos:
- Cuidado com a higiene e a conservação dos alimentos. Utilize embalagens fáceis de serem lavadas, de vidro ou plástico livres de BPA que possam ir ao micro ondas. Invista em bolsas térmicas, para o transporte, e mantenha a marmita refrigerada assim que chegar ao seu destino. Caso não tenha como refrigerar, compre aqueles géis que podem ser congelados, dentro de uma térmica bacana, a temperatura se mantém por horas. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alimentos cozidos não devem ficar em temperatura ambiente por mais de duas horas.
- Mantenha o seu prato equilibrado, investindo em folhas e legumes frescos ou cozidos, além de carnes preparadas de forma saudável, e alguma fonte energética como o trivial arroz e feijão, ou quem sabe batata doce, mandioca, mandioquinha… quinoa também é uma boa opção! Alimentos que estragam com mais facilidade, como ovos e derivados de leite devem ser evitados.
- Dê prioridade às carnes orgânicas ou mais magras, pois todas as toxinas ficam presas na gordura do animal, e tente consumir alimentos assados, grelhados ou cozidos. Evitando excesso de gordura ruim, adicionada.
- Dê preferência às marmitas com separação e mantenha as saladas cruas separadas dos alimentos cozidos.
- Aproveite para controlar bastante a quantidade que vai colocar na marmita. Na hora do almoço, não tem como você repetir o prato, o que é uma ótima forma de evitar excessos. Então, antes de montar sua marmita, coloque os alimentos em um prato, para ter noção da quantidade que costuma comer normalmente. Lembre-se de manter a proporção saudável de carboidratos, proteínas e vegetais.
- O tempero da sua salada deve ser levado à parte, e misturado apenas na hora de consumir. Assim, você evita murchar as folhas.
- Se o seu recipiente for preparado para isso, use o microondas para aquecer sua comida antes da refeição. Outras opções são o forno convencional e o banho-maria. Lembre-se que também é possível preparar refeições tipo “salada”, que podem ser consumidas em temperatura ambiente. Ex. Salada de macarrão sem glúten com lascas de frango, pedacinhos de castanhas e algumas verduras, legumes e temperos.
- Evite intoxicação alimentar lavando sua marmita logo após a refeição.
Já que a palavra de ordem é reeducação alimentar e alimentação saudável, aproveite para trocar o refrigerante por um suco de frutas com pouca frutose como acerola, maracujá e limão, naturais e bem geladinho. Eles são muito mais nutritivos e gostosos! Os lanches nos intervalos entre as refeições também são fundamentais. Além da sua marmita, lembre-se de ter sempre à mão frutas ou lanches saudáveis, como sementes, castanhas diversas, frutas secas, lascas de coco…
Foto: Cortesia de tiverylucky em FreeDigitalPhotos.net
Tags: alimentação saudável dicas dieta economia marmita

1 Comment
Essa dica da marmita é ótima. O que tem me ajudado muito são aquelas balanças de cozinha. Com ela posso balancear a refeição que vou levar, principalmente os carboidratos!